No n.º anterior abordamos a manutenção de uma cana e de como fazer a
manutenção após cada sessão de pesca.
Nesta edição vou mostrar como faço a revisão completa dos meu carretos.
Esta revisão consiste em desmontar todas as
peças do carreto, limpar, montar e por fim lubrificar.
Chamo á atenção para este tipo de operação que
envolve riscos para quem não está familiarizado com montagem de carretos. Existem determinados carretos com “manhas” que desmontar é muito fácil mas ao montar as peças depois não
encaixam correctamente.
Existem também mecanismos no interior dos
carretes que não são passíveis de serem desmontados e que saem em bloco. Uma
vez esse bloco desmontado muito
dificilmente se conseguem por novamente a funcionar correctamente.
Muitos carretos exigem ferramentas especiais.
Vamos então por mãos á obra.
Para esta operação vamos precisar dos
seguintes materiais:
Esquema de montagem do carreto
Chave de parafusos
Chave de caixa
Pinça
Pincel
Trapo velho
Tabuleiros
Wd40
Massa consistente
Óleo
Revisão da bobine
Em primeiro lugar vamos fazer a revisão da
bobine.
Observamos o esquema de montagem da bobine
para termos a ideia de como ele é constituída e procedemos á sua desmontagem.
Aproveitamos esta operação para mudar também o
fio.
Retiramos os parafusos e todas as peças da
embraiagem colocando-as por ordem.
De seguida procedemos á limpeza de todas as peças da bobine .
Pulveriza-se com wd-40 e com
o pincel retira-se toda a sujidade. Utilizamos de seguida um pano para
secar as peças. Eu utilizei um compressor de ar para esta tarefa.
Voltamos a montar tudo correctamente e
aproveitamos para colocar nos parafusos um pouco de massa consistente
Na tampa de aperto da bobine pomos um pingo de
óleo.
Revisão da manivela
Para a manivela vamos proceder da mesma forma
se a manivela for desmontável consultando o Diagrama da manivela.
Neste caso a zona da pega tem 2 rolamentos que
se podem substituir em caso de estarem danificados
Procedemos á abertura da manivela, retiramos
todas as peças e novamente repetimos a operação de limpeza feita á bobine.
Volta-se a montar tudo correctamente e também
neste caso coloco um pouco de massa lubrificante a servir de tampão para
proteger os rolamentos da agua salgada.
Revisão do rotor
O rotor do carreto é a parte móvel do carreto
que faz o enrolamento do fio da bobine.
Vamos desmontar todas as peças do rotor
incluindo asa de cesto e rodizio.
Nunca devemos esquecer de ver o esquema de
montagem antes desmontar qualquer
parte do carreto.
Em primeiro retiramos as anilhas que suportam
a bobine, de seguida um parafuso e por fim a porca que fixa o rotor.
Retirado o rotor vamos desmontar todas as
peças que o compõe colocando-as por
ordem
De seguida vamos limpar todas as peças
seguindo os mesmos procedimentos já seguidos. Pulverizar com wd-40 e limpeza
com pincel para retirar a sujidade.
Depois de limpo e seco volta-se a montar todas
as peças correctamente.
Para verificar se os rolamentos estão em bom
estado, eu coloco-os numa pinça e passo na mão. Desta forma consigo
verificar se estão presos ou picados ou seja o seu deslizamento é ou
não suave.
Para verificar se o rotor está a funcionar bem
testamos o braço da asa de cesto, este deve fixar-se quando o abrirmos e após
uma ligeira pressão ele deve disparar e voltar á sua posição normal.
Quanto ao rodizio verificamos de a peça
amarela do rodizio se move sem esforço.
Revisão das engrenagens
Chegamos á parte principal do carreto onde
está alojado todo o mecanismo. Esta é a parte
complexa da revisão.
Mais uma vez devemos consultar o esquema de
montagem do carreto e ir colocando as peças por ordem á medida que vamos
desmontando.
Em primeiro lugar há que retirar todos os
parafusos e peças de plástico.
Depois vamos retirar o Antireverse do carreto.
Aqui deparamo-nos com 2 tipos de parafusos. Um é o que liberta o Antireverse do
carreto e o outro abre o mecanismo do Antireverse. O que nos interessa mesmo é
retirar o Antireverse.
Para isso iremos retirar os parafusos mais
compridos.
Depois de todos os parafusos exteriores
retirados e o Antireverse podemos então
abrir o carreto.
Retiramos a coroa e o pinhão do carreto afim
de serem limpos.
Antes de continuarmos a desmanchar o resto do
mecanismo vamos fazer uma limpeza e eliminar toda a massa de lubrificação
velha. Desta forma podemos expor todas as peças e assim ser mais fácil
desmontar todo o carreto.
Para a limpeza o processo é o mesmo
anteriormente seguido.
Depois de a massa retirada vamos desmontar as
restantes peças.
Depois de todo o carreto desmontado vamos
limpar então todas as peças
Devemos verificar se os rolamentos estão em
boas condições antes de voltar a montar o carreto.
Após a limpeza e secagem de todas as peças
vamos voltar a coloca-las no seu lugar.
O primeiro passo é montar o sem fim e as
coroas secundarias, depois o rolamento inferior do pinhão.
De seguida montamos o veio, e elevador do
carreto e respectivas guias, o pinhão e o seu rolamento superior.
Antes
de prosseguirmos vamos verificar se o mecanismo montado está a trabalhar.
Para isso basta rodar o pinhão que por sua vez
moverá todo o restante mecanismo.
Seguindo em frente colocamos o rolamento da
manivela no seu lugar e procedemos á lubrificação de todo o mecanismo já
montado.
Colocamos massa lubrificante nas coroas
secundarias e principal e pinhão. Rodamos o pinhão para que a massa se espalhe
por todo o mecanismo. Colocamos também um pouco de massa na zona do elevador e
sem fim.
Colocamos então a coroa principal no seu
lugar, o rolamento da manivela e fechamos o carreto colocando-se massa nos
parafusos.
Coloca-se o Antireverse no seu lugar, em
seguida o rotor aperta-se a porca de fixação e a manivela.
Se tudo estiver bem montado é só dar á
manivela e verificar.
Tudo ficou bem montado e o carreto funciona ás
mil maravilhas.
Terminamos de montar as peças em falta e
teremos o carreto pronto para mais sessão e pesca.
Notas finais.
Como disse no inicio deste texto que este tipo
de operações não deve ser feito em casa pelos riscos que isso envolve.
Os passos aqui descritos são apenas para
carretos com este mecanismo , havendo muitos outros tipos de mecanismos e que a
sequência de desmontagem e montagem
será diferente.
Um outro risco associado a este tipo de
operação é a perda ou a quebra de peças. Se isso acontecer o carreto fica sem
puder funcionar. Terá de encomendar as
peças em falta á sua loja de pesca ou mandar o carreto para a assistência
técnica .
Outro dos riscos é, apesar de todas as peças
estarem montadas poderá o carreto não funcione na sua perfeição.
Por vezes acontece é que as peças já com
bastante uso estão “feitas umas ás outras”, uma vez desmontadas elas dificilmente serão montadas exactamente
na mesma posição.
O que pode acontecer é folgas anteriormente
inexistentes ou pequenos ressaltos e falta de suavidade no funcionamento. Em
casos destes o difícil é diagnosticar o problema.
Por todos estes motivos e mais alguns,
aconselho a fazerem uma revisão geral de vez em quando na assistência técnica
da marca
2 comentários:
boa tarde companheiro gostava de saber se por acaso tem alguma dica de como posso trocar as pegas dos carretos tenho um shimano e 4 penn dois deles com mais de trinta anos mas sempre a bombar as pegas sao pequenas gostava de trocar por umas maiores ok obrigado
Bom dia Vidal. Há um amigo no Facebook que faz isso, Joaquim Carlos Araújo. Siga este link.... https://www.facebook.com/joaqcarlosaraujo
Boa sorte
Júlio Ribeiro
Postar um comentário