sábado, 31 de agosto de 2013

Manutenção frequente dos carretos






No fim de cada sessão de pesca o material deve ser limpo e arrumado e os carretos
 não devem fugir  á regra.
Muitos de nós investimos muito dinheiro num carreto para estarmos bem equipados e ter  material sempre á altura das necessidades. Não faz sentido não cuidarmos dele.

Deixo-vos aqui algumas cuidados a ter após cada sessão de pesca.

O primeiro passo para fazer uma limpeza ao carreto após uma sessão de pesca é retira-lo da cana.
A permanência  no porta carretos local de acumulação de sujidade e salitre origina a corrosão do pé do carreto.
De seguida retira-se a manivela e a bobine do carreto.




A bobine  passa-se por agua doce corrente por instantes e deixa-se a secar.
Deixo um alerta para que de vez em quando se retire todo o fio do carreto para se fazer um limpeza mais profunda do interior da bobine.
Muitos de nós limitam-se a colocar a bobine de molho durante algumas horas. A verdade é que este banho não chega para que o sal acumulado no fio no interior da bobine se  dissolva e saia.





Para os carretos que tenham aqueles plásticos que servem para embelezar os carretes, estes devem ser retirados uma vez que são pontos de acumulação de sal e sujidade







 Com um pano húmido  passa-se por todo o carreto e manivela. Nos locais mais pequenos e podemos utilizar um pincel humedecido com agua doce.
Depois da operação de limpeza secamos o carreto com um pano seco . Nesta altura de tempo húmido e chuvoso podemos utilizar o secador de cabelo para ajudar na tarefa de secagem.




Para terminar a tarefa  de limpeza e manutenção falta apenas a parte de lubrificação de algumas partes importantes do carreto.
Podemos começar pela manivela pondo um pingo de óleo nas partes moveis da manivela.




No rodízio com uma chave de fendas desaparafusamos ligeiramente o parafuso de forma a que consigamos colocar um pingo de óleo.




Nos rolamentos   que suportam a manivela também devem levar um pingo de óleo .


E por ultimo no veio do carreto, fazendo rodar o carreto de forma a que o óleo chegue ao seu interior.
O óleo colocado neste local lubrifica também o rolamento do pinhão.



Chamo a atenção para qualidade do óleo a utilizar e a quantidade a utilizar.
O excesso de óleo dissolve a massa de lubrificação o que não é desejável.
O óleo deve ser adequado  para carretos que pode ser encontrado nas lojas de pesca.

Nota

Há quem utilize sprays  á base de silicone e passe pelo carreto todo. Este tipo de substancias ajuda a formar uma película protectora e repelente de agua.
Devemos ter o cuidado neste caso de ter o carreto muito bem seco. 

Este artigo foi publicado na Revista "O Pescador" na edição de Fevereiro 2009


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