No fim de cada sessão de pesca o material deve
ser limpo e arrumado e os carretos
não
devem fugir á regra.
Muitos de nós investimos muito dinheiro num
carreto para estarmos bem equipados e ter
material sempre á altura das necessidades. Não faz sentido não cuidarmos
dele.
Deixo-vos aqui algumas cuidados a ter após
cada sessão de pesca.
O primeiro passo para fazer uma limpeza ao
carreto após uma sessão de pesca é retira-lo da cana.
A permanência
no porta carretos local de acumulação de sujidade e salitre origina a
corrosão do pé do carreto.
De seguida retira-se a manivela e a bobine do
carreto.
A bobine
passa-se por agua doce corrente por instantes e deixa-se a secar.
Deixo um alerta para que de vez em quando se
retire todo o fio do carreto para se fazer um limpeza mais profunda do interior
da bobine.
Muitos de nós limitam-se a colocar a bobine de
molho durante algumas horas. A verdade é que este banho não chega para que o
sal acumulado no fio no interior da bobine se
dissolva e saia.
Para os carretos que tenham aqueles plásticos
que servem para embelezar os carretes, estes devem ser retirados uma vez que
são pontos de acumulação de sal e sujidade
Com um
pano húmido passa-se por todo o carreto
e manivela. Nos locais mais pequenos e podemos utilizar um pincel humedecido
com agua doce.
Depois da operação de limpeza secamos o
carreto com um pano seco . Nesta altura de tempo húmido e chuvoso podemos
utilizar o secador de cabelo para ajudar na tarefa de secagem.
Para terminar a tarefa de limpeza e manutenção falta apenas a parte
de lubrificação de algumas partes importantes do carreto.
Podemos começar pela manivela pondo um pingo
de óleo nas partes moveis da manivela.
No rodízio com uma chave de fendas
desaparafusamos ligeiramente o parafuso de forma a que consigamos colocar um
pingo de óleo.
Nos rolamentos que suportam a manivela também devem levar um pingo de óleo .
E por ultimo no veio do carreto, fazendo rodar
o carreto de forma a que o óleo chegue ao seu interior.
O óleo colocado neste local lubrifica também o
rolamento do pinhão.
Chamo a atenção para qualidade do óleo a
utilizar e a quantidade a utilizar.
O excesso de óleo dissolve a massa de
lubrificação o que não é desejável.
O óleo deve ser adequado para carretos que pode ser encontrado nas
lojas de pesca.
Nota
Há quem utilize sprays á base de silicone e passe pelo carreto
todo. Este tipo de substancias ajuda a formar uma película protectora e
repelente de agua.
Devemos ter o cuidado neste caso de ter o carreto muito bem seco. Este artigo foi publicado na Revista "O Pescador" na edição de Fevereiro 2009
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