A costa de Cascais é um excelente local para se passar umas horas ou mesmo uns dias de descanso e lazer.
Cascais é uma vila com historia e virada para o turismo dispondo de excelentes condições para acolher quem quiser visitar Cascais. Apesar de ser uma vila urbana e extremamente desenvolvida, Cascais ainda conserva uma vasta área de espaços verdes onde se destaca o Parque Natural de Sintra-Cascais
O seu clima é ameno proporcionando excelentes condições para uma vida ao ar livre durante todo o ano.
A sua longa costa marítima é muito rica e com excelentes condições para a pratica de pesca desportiva atraindo durante todo o ano muitos pescadores que aproveitam os seus tempos livres para estar junto do mar.

Orientação Geográfica e sua Orografia
De uma forma simples podemos dizer que Cascais tem uma zona de costa virada a sul, que se estende da “Marina de Cascais” ate ao Cabo Raso e uma costa virada a oeste que vai do Cabo Raso ate ao Abano.
Na costa virada a sul é extremamente rochosa e existindo poucas zonas de areia .
Já na costa virada a oeste á medida que nos afastamos do Cabo Raso em direcção ao Guincho e Abano a areia começa a aparecer existindo diversas praias e naturalmente a profundidade das águas é menor.
Condições metereologicas
O facto de na Costa de Cascais haver 2 orientações geográficas, isso permite-nos fazer uma escolha do pesqueiro em função das condições meteorológicas.
Os factores que determinam a escolha são o vento e a direcção das ondas.
No verão, por exemplo, as nortadas são uma constante o que nos permite pescar com o vento nas costas na zona virada a sul. Já na costa virada a oeste o vento lateral não favorece a pesca.
Se no inverno a instabilidade vinda de sul traz chuva, vento e ondulação na costa virada a sul apanha de frente toda esta instabilidade, sendo impossível pescar. A zona a escolher é a zona virada a oeste num dos muitos recantos abrigados ali existentes que nos permitem pescar.
É fazendo a correcta interpretação dos diferentes factores que escolhemos a zona de pesca.
Peixes, os iscos e os pesqueiros
Toda esta costa é rica em peixe e marisco.
Se há espécies que permanecem junto á costa durante todo o ano como é o caso dos Sargos e Robalos outras há que só abeiram em determinadas alturas do ano. Douradas, Cavalas, Carapaus, Lulas são algumas das espécies.
A versatilidade da Sardinha e a especificidade do camarão que são os iscos mais utilizados, outros iscos entram em acção em função da altura do ano e da espécie que pretendemos apanhar.
No caso das Douradas se na primavera o ouriço e o mexilhão são os mais utilizados, já no verão o isco de eleição é a teagem.
Se as queremos apanhar então os pesqueiros a escolher são pedras avançadas e fundos mistos existentes na costa virada a oeste.

Durante toda a primavera e verão a pesca ao carapaus, cavalas e lulas fazem as delicias de centenas de pescadores. Aqui o isco eleito é o camarão por ser mais resistente aos sucessivos ataques mas a sardinha também funciona muito bem.
Estas espécies encontram-se em pesqueiros de aguas limpas e profundas e é na costa virada a sul que os encontramos com mais abundância.
Há muitas outras espécies que também aparecem quando as aguas aquecem. O Peixe-Porco as Bogas, o Peixe-Agulha , os Badejos são muito comuns nesta zona,

Para o Sargo, para alem dos iscos habituais, a amêijoa os anelídeos e o caranguejo também são muito utilizados durante todo o ano.
Esta espécie apreciadora de mares mexidos vamos encontra-la onde o mar mexer ou seja na costa virada a oeste durante a primavera e verão e nas restantes épocas em toda a costa.

Para o Robalo o isco é a tradicional sardinha e podemos encontra-lo em toda a costa mas é na zona virada a oeste que encontramos com mais abundância.
Clips video
Nome de alguns Pesqueiros
Costa Sul
1 Pedras Santa Marta
2 Pedra da Nau
3 Ponta da pombeira
4 Pombeira
5 Arriba
6 Mexilhoeiro
7 Borboletas
8 Alpendurada
9 Lage da Ramela
10 Balcão
11 Carreira dos Polvos
12 Serrão
13 Arco
14 Carreira de Escamas
Um comentário:
Boa tarde caro Ruben,
De facto está um excelente post. Fico também muito contente quando pessoas como o senhor gostam de partilhar o que sabem por forma a aumentar o conhecimento dos outros. :)
Queria perguntar-lhe se nessa zona ainda se pode pescar, isto porque quero iniciar-me na pesca aos sargos e talvez no spinning aos robalos e como não conheço muito bem a zona precisava de saber...
Um abraço e boas pescarias
Postar um comentário