terça-feira, 22 de maio de 2012

Roteiro Costa Cascais






A costa de Cascais é um excelente local para se passar umas horas ou mesmo uns dias de descanso e lazer.
Cascais é uma vila com historia e virada para o turismo dispondo de excelentes condições para acolher quem quiser visitar Cascais. Apesar de ser uma vila urbana e extremamente desenvolvida, Cascais ainda conserva uma vasta área de espaços verdes onde se destaca o Parque Natural de Sintra-Cascais‎

O seu clima é ameno proporcionando excelentes condições para uma vida ao ar livre durante todo o ano.
A sua longa costa marítima é muito rica e com excelentes condições para a pratica de pesca desportiva atraindo durante todo o ano muitos pescadores que aproveitam os seus tempos livres para estar junto do mar.




Orientação Geográfica e sua Orografia

De uma forma simples podemos dizer que Cascais tem uma zona de costa virada a sul, que se estende da “Marina de Cascais” ate ao Cabo Raso e uma costa virada a oeste que vai do Cabo Raso ate ao Abano.
Na costa virada a sul é extremamente rochosa e existindo poucas zonas de areia .




Já na costa virada a oeste á medida que nos afastamos do Cabo Raso em direcção ao Guincho e Abano a areia começa a aparecer existindo diversas praias e naturalmente a profundidade das águas é menor.





Condições metereologicas

O facto de na Costa de Cascais haver 2 orientações geográficas, isso permite-nos fazer uma escolha do pesqueiro em função das condições meteorológicas.
Os factores que determinam a escolha são o vento e a direcção das ondas.
No verão, por exemplo, as nortadas são uma constante o que nos permite pescar com o vento nas costas na zona virada a sul. Já na costa virada a oeste o vento lateral não favorece a pesca.
Se no inverno a instabilidade vinda de sul traz chuva, vento e ondulação na costa virada a sul apanha de frente toda esta instabilidade, sendo impossível pescar. A zona a escolher é a zona virada a oeste num dos muitos recantos abrigados ali existentes que nos permitem pescar.
É fazendo a correcta interpretação dos diferentes factores que escolhemos a zona de pesca.





Peixes, os iscos e os pesqueiros

Toda esta costa é rica em peixe e marisco.
Se há espécies que permanecem junto á costa durante todo o ano como é o caso dos Sargos e Robalos outras há que só abeiram em determinadas alturas do ano. Douradas, Cavalas, Carapaus, Lulas são algumas das espécies.
A versatilidade da Sardinha e a especificidade do camarão que são os iscos mais utilizados, outros iscos entram em acção em função da altura do ano e da espécie que pretendemos apanhar.
No caso das Douradas se na primavera o ouriço e o mexilhão são os mais utilizados, já no verão o isco de eleição é a teagem.
Se as queremos apanhar então os pesqueiros a escolher são pedras avançadas e fundos mistos existentes na costa virada a oeste.




Durante toda a primavera e verão a pesca ao carapaus, cavalas e lulas fazem as delicias de centenas de pescadores. Aqui o isco eleito é o camarão por ser mais resistente aos sucessivos ataques mas a sardinha também funciona muito bem.
Estas espécies encontram-se em pesqueiros de aguas limpas e profundas e é na costa virada a sul que os encontramos com mais abundância.
Há muitas outras espécies que também aparecem quando as aguas aquecem. O Peixe-Porco as Bogas, o Peixe-Agulha , os Badejos são muito comuns nesta zona,





Para o Sargo, para alem dos iscos habituais, a amêijoa os anelídeos e o caranguejo também são muito utilizados durante todo o ano.
Esta espécie apreciadora de mares mexidos vamos encontra-la onde o mar mexer ou seja na costa virada a oeste durante a primavera e verão e nas restantes épocas em toda a costa.



Para o Robalo o isco é a tradicional sardinha e podemos encontra-lo em toda a costa mas é na zona virada a oeste que encontramos com mais abundância.






Clips video








Nome de alguns Pesqueiros



Costa Sul
1 Pedras Santa Marta
2 Pedra da Nau
3 Ponta da pombeira
4 Pombeira
5 Arriba
6 Mexilhoeiro
7 Borboletas
8 Alpendurada
9 Lage da Ramela
10 Balcão
11 Carreira dos Polvos
12 Serrão
13 Arco
14 Carreira de Escamas




Costa Oeste
15 Seixas de Baixos
16 Seixas de Cima
17 Penedo da Erva
18 Pedras dos Bicos
19 Golfinho
20 Moniz
21 Margarida
22 Ponta Alta




Este Artigo foi publicado na revista "O Pescador " na edição de Junho de 2010














Um comentário:

Jleitão disse...

Boa tarde caro Ruben,

De facto está um excelente post. Fico também muito contente quando pessoas como o senhor gostam de partilhar o que sabem por forma a aumentar o conhecimento dos outros. :)

Queria perguntar-lhe se nessa zona ainda se pode pescar, isto porque quero iniciar-me na pesca aos sargos e talvez no spinning aos robalos e como não conheço muito bem a zona precisava de saber...

Um abraço e boas pescarias