quarta-feira, 12 de maio de 2010

Carretos - Como escolher Parte 1


 

 

Carretos

 A escolha de um carreto para a pesca á boia no mar deve obedecer a alguns critérios que não sendo obrigatórios ajudam-nos a adequar o material às diversas formas de pescar. 
No mercado nacional há muitas marcas e modelos de carretos por onde escolher e todos eles cumprem basicamente a sua função. 
 Temos carretos pequenos, médios e grandes, carretos fortes ou mais rápidos na recuperação. Simples carretos ou cheios de tecnologia e feitos de materiais XPTO. 
O principal critério a ter em conta é o tipo de pesca que se faz. 
O fator económico e as características / qualidade dos materiais também tem o seu peso na sua escolha estando diretamente interligadas estes dois últimos fatores.
Vamos centrar-nos basicamente em 3 tipos de pesca á boia em função da gramagem das boias e os tipos de pesqueiros 
 Pesca técnica ou ultra leve, pesca com boias tipo caneta ou média gramagem e pesca ao peão ou pesada, e ainda pesca junto á agua ou pesca em altura.




 Caracterizando de forma simples cada uma deste tipo de pesca á boia, temos então:
Escolhendo o carreto de acordo o tipo de pesca praticado. 
 Pesca técnica ou ultra leve
 Pesca Técnica ou Ultra leve é a pesca que se faz ás tainhas ou aos peixes de pequeno porte quer nos estuários ou pontões e também em competição. O facto de neste tipo de pesqueiros não haver obstáculos também ajuda. Neste tipo de pesca utilizam-se materiais muito ligeiros desde boia com 1gr, linhas, 0.12, anzóis “mosca” canas e carretos a condizer Na pesca á boia junto á agua com boias de pouca gramagem, a escolha de um carreto pequeno, tamanho 2500 ou mesmo mais pequeno pode ser o suficiente e por vezes o mais indicado
 Este tipo de carretes são caracterizados pela sua leveza e rápida recuperação devido ao seu reduzido diâmetro de bobine. A utilização de linhas finas também são o mais indicado. Em caso de ferrar um peixe maior, o facto de estarmos ao nível da agua faz com que possamos utilizar um camaroeiro Uma técnica que se pode utilizar caso o carreto não tenha força para rebocar o que estiver preso na linha, é a técnica a que se usa na Pesca embarcada, puxa-se com a cana e no movimento descendente enrola-se com o carreto. 

 Pesca boias tipo caneta ou de média gramagem 
 Esta é a pesca mais praticada na costa marítima podendo pescar-se ao nível da água ou em pontos mais elevados em quer com mares mais mansos ou mesmo mares mais mexidos. 
No que toca ao tamanho boias elas são sempre escolhidas em função do tipo de pesqueiro e das condições de mar. 
 Desta forma a utilização de boias de pouca gramagem ou mesmo boias mais pesadas ou mesmo peões de 30 grs. 
A utilização de uma carreto médio tamanho 4000 deverá ser o mais indicado. Neste segmento de carretos podemos encontrar carretos mais rápidos em que precisamos de pescar rápido e safar montagens da pedra ou com mais força quando as capturas assim o exigem. 
A capacidade de linha neste tamanho de carretes é maior podendo chegar a 200 metros de 0.28. Este tamanho de carretes também servem para a pesca á chumbadinha, técnica que muitas vezes serve para salvar a “grade” quando  á boia não se tem êxito. 

 Pesca ao peão ou pesada 
 Pesca com peão ou pesada, é a pesca que associamos á Costa Vicentina. Falésias com 30 e mais metros são os tipos de pesqueiros encontrados por essas bandas onde todo o material tem de estar adequado as necessidades. Este tipo de pesca é feita com boias grandes e mais pesadas chegando aos 80grs os populares peões utilizados em Sagres e Cabo S. Vicente. Neste tipo pesqueiros em que muitas vezes é preciso trazer à “ força de carrete “ o peixe, que nesta zona o seu tamanho é XL, o carrete tem de ser robusto e ter força de tração. 
Neste caso o tamanho 6000 ou mesmo superior é o aconselhado. A maioria dos pescadores utiliza canas e carretes de fundo na pesca á boia. 

 


Na Próxima edição vamos abordar as características que nos devem orientar na escolha de Um carreto. 

Este Artigo foi publicado na edição de Maio  da Revista "O Pescador"


6 comentários:

Anônimo disse...

Quero dar os parabéns pelo artigo pois vai-me ajudar a escolher o meu novo carreto.

Anônimo disse...

Boas

Gostaria de saber qual destes 2 carretos é o melhor para a pesca(spinning)

http://www.lojatudopesca.com/info.php?c=21_43&i=4528

http://www.lojatudopesca.com/info.php?c=21_43&i=4651

Unknown disse...

Gostei muito do que aqui li! aprendi algumas coisas que andava a tentar saber já faz algum tempo! Já agora no site das marcas falta lá a mar internacional RYOBI pois até agora tou orgulho so desta marca simplesmente 5 estrelas

Unknown disse...

Boas,

Procuro um carreto na casa dos 100/120 euros para pesca embarcada (pargo), pode dar-me algumas referencias por favor?

Compts.

Álvaro Ferreira

Unknown disse...

Acho que faz a diferença este site porque fiquei esclarecido , gostei.

Unknown disse...

Muito obrigado pela ajuda muito bom.
Grande abraco