quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Resgate no Murzelo

 


Nos últimos tempos tenho elegido A praia do Giribeto para pescar à boia. Por ser uma pequeníssima  enseada o efeito das ondas muda com frequência a quantidade de areia existente. Nesta altura a quantidade de areia é pouca deixando a nu muitas rochas que costumam estar tapadas. Estas rochas à superfície originam correntes e fazem com que o mar mexa mais um bocado nesta zona. As próprias rochas são fonte de vida que se acaba por instalar com o tempo atraindo também os peixes. 

As previsões do Windguru era de mar a crescer partir da tarde e durante os próximos dias. Cheguei ao topo da arriba eram cerca das 11horas e o mar estava muito bonito lindas cores e um trabalhar de luxo. 


Também reparei que havia um casal numa pedra que fica ilhada na maré cheia. Essa pedra, Murzelo dá para se fazer uma pesca entrando na maré vazia e saindo na próxima maré vazia. são cerca de 10  horas de espera e tem de haver condições para se permanecer lá. Hoje não era dia para isso. Mar a crescer, ja com alguma corrente e com maré vazia já perto da  noite para sair não é de todo o aconselhado. Deverá ser sempre maré vazia cedo para sair ainda com luz.

Ao ver esta situação a minha consciência dizia-me que tinha de entrevir. Tive de descer em direção a Pedra Ilhada e avisar o casal que não seria seguro permanecer ali. As previsões eram de mar a crescer. Quando la cheguei e os avisei já não era seguro sair. Já fazia muita corrente. Talvez com uma corda se conseguisse fazer a travessia sem ser arrastado. Mas a corda comprida  que tenho estava no carro e no cimo da arriba. para estes pesqueiros não serve e por isso não a trouxe. Subir  ao topo da arriba e voltar ja não serviria de nada porque o mar já era forte e já era arriscado fazer a operação naquele momento quanto mais minutos mais tarde. 

A única solução era pedir uma operação de resgate por mar e para isso tive de subir novamente ao topo da arriba para ligar para 112 pois no fundo na havia rede telemóvel. 

contactei via 112 Os bombeiros de Almoçageme onde forneci todos os detalhes da situação e indicações para chegar ao local que só quem sabe o caminho é que chega as arribas nessa zona. ofereci-me para os guiar até ao local.  Perdeu-se a informação entre quem recebeu a chamada e os que foram para o terreno. e claro que os bombeiros andaram perdidos na Vila do Magoito e andaram pela praia do Magoito Á procura da ocorrência. Entretanto chegou uma embarcação vinda da Ericeira  para  fazer o resgate por mar. 



Eram cerca das 12h30 quando a embarcação chegou e tudo o acabou bem inclusive uma bonita pesca ao terminar o dia. 

Fica o relato para outro post.

"Cronicas de um Pescador": Pesca no Giribeto (cronicasdeumpescador-rubenroche.blogspot.com)



 



Nenhum comentário: