sábado, 28 de outubro de 2017

Montagem Boia com 2 Anzois




                                                     Foto Luis Batalha

                                      

 Hoje vou trazer um tema sobre uma montagem para pescar ha boia. A Montagem com dois anzois. 

É muito comum a montagem com vários anzois nas outras técnicas, Barco e Sufcasting. 

Na boia e por ja ter experimentado com êxito requer condições para a sua utilização. Como em tudo na vida há pontos fortes e pontos fracos nesta montagem.




Na montagem, como podem ver na foto é utilizado um destorcedor e os estralhos dos anzois tem comprimentos diferentes. O chumbo de calibração é colocado na madre ou seja no fio do carreto porque se for colocado nos estralhos eles vão enlear-se. 

Os pontos fortes desta montagem são o poder pescar com iscos diferentes, e por isso mais alimento disponível ao mesmo tempo. Isso provoca mais agitação nos peixes e mais ferragens. 

Outro ponto forte é que quando um peixe ataca e ou ferra a outra isca movimenta-se mais e induz o ataque por parte do peixe. 

Como pontes fracos  destaco que em determinadas condições de pesca ou pesqueiros com muita rocha os anzois pode prender. um dos anzois quando existe um peixe ferrado  e ditar a perda do peixe. 

Quando se faz ferragens múltiplas as forças exercidas pelos vários peixes podem  ser em varias direções em simultâneo e dificultar a captura

Quando os peixes são de bom porte   nas ferragens múltiplas  o risco de perder o peixe é muito maior pela questão inumerada no ponto anterior.

Quando o mar esta mais agitado esta montagem enleia-se com mais frequência


Em conclusão,  esta é uma montagem que aconselho em pesqueiros mais arenosos e com menos rocha. 

Quando ha muito peixe de medio porte. 

Da experiencia que tenho,  fiz varias ferragens múltiplas de peixes de diferentes espécies e da mesma espécie. Contudo sempre pequenos/ medio  exemplares. Perdi sempre os peixes de maior tamanho. Certa vez fiz uma dupla de salemas pequenas e foi um luta muito interessante. 

É uma montagem muito boa para a pesca ao carapau e as cavalas. 

Cabe a vocês experimentar esta montagem e retirarem as vossas conclusões.



Nenhum comentário: