segunda-feira, 5 de março de 2018

Queres ír á pesca?

-
Estou sim??? 
É o rubenroche?
Sim sou eu.
 Sou o José , aquele que foi pescar com o Luis e tu foste com o João. onde se fez aquela pescaria do robalo e dos sargos.
 Ha! Ola . Tas bom?
 Lembras-te? 
Sim lembro. 
 Liguei-te para ver se queres ir pescar no fim de semana.
 Épa, em principio sim. Estava a pensar ir fazer uma pesca lá acima e aproveitar conhecer um membro lá do forum . Vou falar com ele e ver se dá para fazer-mos uma pesca junto. Depois digo-te.
 Jose, sabes como estão as previsões para o fim de semana?
 Epá não sei .
 Ok, eu vejo e depois combino com o tal rapaz e arrancamos para cima em função do que combinar com ele. 
Ok. depois diz-me qualquer coisa.
 2 Dias depois...... 
Tou ? É o Rúben, sempre vamos lá acima?
 Sim vamos. O que é que combinaste?
 É assim: é maré de lua, e como vaza muito, só dá para pescar apartir da 2ª hora da enchente antes disso não ha muitos pesqueiros. Vamos arrancar as 9horas de forma a termos tempo para vermos a zona sem agua e fazer um reconhecimento e poder-mos escolher um bom pesqueiro. Vens ter ao largo e depois seguimos para cima. As previsões são boas excepto uns chuviscos e a ondulação inferiror a 1.5mt. Eu lá gosto de pescar com mais mar até 2mt. Não te esqueças de levar um agasalho e um oleado. 
 Ok. E que material é para levar, Ruben? 
 Leva material de boia. Leva 2 canas e 2 carretos, um conjunto fica para suplente. É chato um gajo fazer uma centena de kms e depois partir-se uma cana e fica-se com a pesca estragada. Já me aconteceu a mim e a muita boa gente. Já cheguei a partir 3 ponteiras em competição. Parti as minhas 2 canas e a suplente do tarkinas. Felizmente foi a tirar peixe na praia. E safei-me. Fiquei em 7ª com uma pesca de tainhas á chumbadinha. O pessoal estava maluco. Nunca tinham visto ninguém a pescar ás tainhas ao fundo com pão, mas adiante. 
Leva um kg de camarão e eu levo o engodo e uns caranguejos para as douradas. De resto levo o resto do material do engodo e rebeca. Se não houver alterações encontramo-nos no largo as 9h . 
 Ok, fica combinado. Até sabado ruben!
 Sábado lá fomos ao encontro do Ivo Castro para nos conhecermos pessoalmente e fazer uma pesca em conjunto. 
Á hora marcada lá estávamos e fizemos um passeio de reconhecimento pela zona e trocamos algumas ideias sobre as pescas que ambos costumamos ali fazer. Escolhemos um pesqueiro famoso da zona onde o mar estava bonito mas com pouco mar para o meu gosto. O facto de ser uma maré de lua, sinal de que mete muita agua e em muitos pesqueiros da zona eu prefiro marés de quarto e com ondulação ate 1.5mt Para marés de lua o mar tem de mexer mais com ondução entre 1.7 e 2mt 
O tempo ameaçava pingar e foi o que sucedeu. A chuva era miudinha mas caiu durante muito tempo de forma a que nos pôs molhados. Apenas levei a parte de cima do oleado de forma que fiquei encharcado nas calças. Para mim o inicio da pesca já com 2 horas de enchente foi o melhor com mais toques que desapareceram com o subir da maré.
 Também com o subir da maré a ondulação diminuiu. 
 No final da pesca havia uma dúzia de peixes entre meia dúzia de sargos e salemas de bom porte O Amigo Ivo foi o que se aplicou e conseguiu os melhores resultados e o José só lhe calhava peixe sem medida. Eu fiquei-me apenas 3 peixes com medida No final todos levamos peixe para casa e o José pelo caminho ja dizia á mulher para ir tratando do grelhador pois o jantar ia ser peixe fresco. Para finalizar um obrigado ao José e ao Ivo pela companhia neste dia de pesca apesar de fraco em termos de pesca foi forte no convívio.
 Ficou uma pesca prometida para quando houvesse outra oportunidade. Um abraço para ambos.

 Rubenroche, Ps. Sem maquina fotográfica e sem telemóvel ( tinha ficado encharcado no bolso das calças) conseguiu-se estas imagens através do telemóvel do José.
 As minhas desculpas por não haver fotos do peixe e do grupo de pesca.

Nenhum comentário: