domingo, 6 de agosto de 2017

Diferença entre sucesso e a grade






A ultima pesca não correu bem,( apenas 2 peixes validos) apesar das condições excelentes para dar uns peixes na enchente.
Acordo com vontade de ir á pesca mas a convicção não é muita. Sem sardinha nem camarão para a pesca fazem-me ir á Estrela do Mar abastecer-me e saber das novidades. 
 Conversa puxa conversa e acabo por desperdiçar tempo que mais tarde fez-me falta para tirar uns peixes. Escolhido o local, faço-me á estrada. o mar era maior para os pesqueiros escolhidos. 
O caminho mais curto para lá chegar não me dava confiança. Opto pelo caminho mais seguro o mais comprido. Escolhida a pedra para pescar, o mar ja  borrifava o meu pesqueiro, sinal já não tinha muito tempo para ali estar. 
A enchente já se fazia sentir e forte. Armo a minha Hiro Multiacção competição 6mt com um Shimano Twinpower 4000 com 0.25 mm da Federel-Colmic e uma boia Mario Barros - Figueira 10grs calibrada a 8 grs. 2 chumbos de 3 grs junto ao nó que liga o estralho 1 chumbo de grama no estralho a meio e 2 chumbos de 0.5 mais abaixo. 
No estralho, Shimano Antares 0.20 fluorcarbono coloco 1 anzol Chinu da Hayabusa nº2 que isco com camarão 60/80 . 
 Faço um balde de engodo forte de forma a chamar o peixe uma vez que o tempo não era muito. O mar ameaçava despejar-me do meu cantinho. 2, 3 lançamentos e nada. Mais uma pazada de engodo para a agua. mais 2, 3 lançamentos e sinal que o peixe andava lá.
 A isca vinha ratada. Toca a insistir.
 Nova iscada e uma colher de engodo. Desta vez a boia afunda violentamente e peixe ferrado. Com a adrenalina ao de cima com um olho no mar e outro no peixe com alguma rapidez ponho o peixe na saca. 
Outra colher de engodo e isca na agua. Outra ferradela. O mesmo procedimento e mais um bom exemplar de sargo da pedra. Foram 4 lançamentos, 4 sargos pretos um deles tão preto como nunca tinha visto. 
 Mais uns lançamentos e nada.


 Já molhado e com o ultimato do senhorio, o mar,  decido recuar para uma pedra onde poderia continuar a fazer o mesmo pesqueiro. Engodo e mais uma iscada valente de camarão e sinto mais um peixe bom. Rapidamente o perco mas a isca vinha inteira. Nos lançamentos seguintes a mesma coisa. O peixe grande estava a comer muito bem de forma que engolia o camarão mas o anzol saia da boca sem ferrar. A iscada era grande e não estava desfeita. Quando percebi isso era tarde de mais. Aqueles já tinham abalado. Torno a insistir e consigo tirar mais dois sargos jeitosos mas mais pequenos que os primeiros. Insisto e insisto ate que o mar corre comigo de vez. Procuro outro pesqueiro onde possa fazer o resto da enchente calmamente mas não estava facil. Ainda tentei um pesqueiro mas sem condições. Fiz uma pausa para abastecer e decido voltar para casa ainda com metade da maré por fazer. Dos 5 kg de sardinha para engodo apenas gastei nuns 2 kgs e metade do camarão. 
O caminho difícil e com a mochila carregada foi com um enorme desgaste que cheguei a casa, contudo feliz.

Nenhum comentário: