segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Fim de semana no Litoral Alentejano

 


Eu e o meu primo Tiago rumamos ao Litoral Alentejano para um fim de semana de Pesca. 

Saímos de Lisboa no Sábado bem cedo rumo a Porto Covo. 

Na bagagem levávamos o material de pesca e alguma comida e bebida.  A base da alimentação seria o peixe apanhado.

Infelizmente as condições de pesca não eram as melhores. Estávamos em julho Mares mansos que dificultam a captura de peixe de qualidade como os sargos e robalos que tanto gostamos. Em pleno verão as espécies que mais facilmente se apanham são as bogas, cavalas, tainhas salemas e pequenos Sargos.

Nesta Zona e no verão ha uma espécie que só apanho Aqui , As Viuvas. 

Na primeira pesca, que começou ao final  da manhã apanhamos peixe suficiente para as refeições do dia. Maré ja enchia e com mar  calmo e aguas meio tapadas. 

Montadas as canas com boias finas e linhas finas lá começamos a pescar. O engodo muito pouco por causa de não encostar as salemas e as bogas mas mesmo assim elas apareceram ja para o final da pesca quando a maré ja descia. utilizamos como isco maioritariamente camarão mas também lombos de sardinha. No final contamos com uns sargos que eram a maioria das capturas e uma cavala. 

Feita a pesca fomos ate ao parque de merendas junto á ilha do pessegueiro para grelhar o peixe e fazer uma salada de tomate para acompanhar. Peixe e queixo e uma cerveja.  O resto da tarde foi passada por ali nas sombras. 




No domingo voltamos á pesca  ás primeiras horas de luz para depois do almoço fazer o regresso. 

O mar continuava calmo mas com alguma força na arrebentação nas pedras. as aguas estavam tapadas.

A pesca correu como no dia anterior. Com muito cuidado com o engodo a medida que a maré enchia. As salemas e as bogas encostam com mais facilidade com mais agua. A variedade de peixe manteve-se. Demos por finalizado a pesca. 



Comemos umas sardinhas de lata no pão e bebemos uma cerveja. 


Preparamos as coisas para o caminho e fizemo-nos á estrada. 



Nenhum comentário: